Fundada em 1976, a Le Postiche é a maior rede de bolsas, malas e acessórios de viagem do País. Com mais de 30 anos de história, a marca conquistou um alto grau de fidelidade de seus clientes, por meio de uma ótima variedade de produtos e preços competitivos, sendo considerada pelo consumidor como a marca 'top of mind' em artigos de couro e acessórios de viagem e infantis. Para todas as pessoas que buscam moda e preço justo, a Le Postiche é a loja de bolsas, acessórios, malas e complementos de viagem que apresenta, da forma mais rápida, as últimas novidades e inovações do mercado. Para acompanhar a dinâmica e a velocidade do varejo, a Le Postiche preenche seu calendário anual com doze campanhas promocionais. A estratégia atende às principais datas comemorativas do mercado e também às sazonalidades do segmento.
Ações publicitárias em veículos tradicionais são prioridades, assim como a presença nas redes sociais e a utilização de assessoria de imprensa. A LE POSTICHE, maior rede de lojas de artigos de viagem e acessórios de couro da América Latina, com mais de 20.000 m² de área de vendas, possui mais de 250 lojas localizadas em 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, que vendem uma grande linha de produtos, que vão de malas, bolsas, mochilas, carteiras e pastas, passando por acessórios, até seguro bagagem. Na compra de qualquer mala nas lojas da rede o consumidor ganha ainda um seguro contra roubo ou extravio. A empresa fatura estimados R$ 450 milhões por ano, entre a receita própria e os royalties obtidos dos licenciados, além de vender mais de 3.5 milhões de itens anualmente.
A história tem uma origem curiosa em uma fábrica de perucas que Antônio Restaino e Antônio Passos, então sócios no renomado salão de beleza Antoine Cabeleireiro, localizado na Praça da República, fundaram em 1967, que chegou a importar 30 mil unidades da China e fabricar outras 30 mil por mês. A transformação da empresa ocorreu em meados da década seguinte quando a manufatura de perucas, que começou a sair de moda, abriu espaço para a produção de artigos de couro. Com isso, os sócios reinventaram o empreendimento: fizeram uma adaptação no maquinário para fabricar bolsas de couro com foco nas exportações. Tudo ia bem até os Estados Unidos instituírem uma sobretaxa e, dessa maneira, inviabilizar as vendas da pequena empresa. Diante de todas as dificuldades, a sociedade foi desfeita e a marca LE POSTICHE (que em francês significa 'O postiço', fazendo uma alusão à produção de perucas) ficou nas mãos da família de Antônio Restaino e seu filho Álvaro. Uma das saídas encontradas foi iniciar a fabricação de jaquetas de couro e inaugurar em 1978 uma loja em um ponto mais movimentado para liquidar as bolsas que sobraram do destrato. A unidade estava localizada na Alameda dos Maracatins, no bairro paulista de Moema. A estratégia adotada deu tão certo que eles chegaram a vender 300 bolsas em apenas um dia de atividade. Rapidamente a pequena loja adotou a filosofia de especializar-se no segmento de artigos de couro, oferecendo grande variedade de produtos com alta qualidade e preços baixos.
O segundo passo para que o negócio se transformasse na marca conhecida nos dias atuais, com unidades nas principais capitais do país, foi a inauguração em 1980 de uma loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Nos anos seguintes, Álvaro transformou a marca LE POSTICHE em sinônimo de varejo de bolsas e artigos de viagem ao abrir outras unidades. A partir daí, a LE POSTICHE ingressou em uma fase de crescimento acelerado. Somente entre 1982 e 1992, a rede passou de um total de cinco para 48 lojas. Esse período marcou o início da expansão por meio do sistema de franquia, com a inauguração, a partir de 1989, das primeiras unidades franqueadas nas cidades de Uberlândia, São José do Rio Preto (interior de São Paulo), Brasília, Curitiba, Campinas e na região do ABC paulista. No final dos anos de 1990, a rede adotou uma nova proposta que buscava deixar suas lojas com um aspecto mais moderno através da utilização de equipamentos diferentes, um ambiente menos poluído, mais confortável e com uma comunicação mais eficaz. Além é claro, da ampliação da linha de produtos.
Logo em seguida, a rede passaria por mais uma provação com a divisão societária da empresa. Álvaro ficou com o direito sobre a marca, mas com menos lojas na rede. Essa crise deu início a um momento de reorganização na empresa, com enxugamento da estrutura, a diminuição de funcionários e a interrupção da expansão por meio de franquias. Tendo em vista a proposta de troca de conceitos dentro da empresa, no início de 2000, a LE POSTICHE mudou sua estratégia de expansão, trocando o sistema de franquias pelo licenciamento da marca. Com isso, a empresa voltou a se expandir e manter o destaque no mercado de bolsas, acessórios e artigos de viagem. Na mesma época, criou sua área de estilo, especializada em entender as tendências de moda no mundo. Com 1.800 m² foi inaugurada, em 2002, a loja Mega Store, na zona sul de São Paulo. O ponto de venda era considerado um dos maiores da América Latina. A LE POSTICHE também passou a ter marcas próprias.
Em 2005, foi a vez de outro reposicionamento, agora voltado para o conceito de moda dentro do negócio. O layout das lojas, que ficou mais prático e funcional, foi completamente atualizado e a marca ganhou uma nova identidade visual. Ao mesmo tempo, a empresa passou por uma atualização geral, que incluiu mudanças na comunicação, uniformes dos vendedores, embalagens e papelaria. Além disso, a rede investiu em marketing sensorial para aguçar os sentidos dos clientes, com cores, aromas e sons, como por exemplo, o lançamento de um aroma exclusivo (uma fragrância de erva cidreira, tangerina, chá verde e rosas) e uma trilha sonora personalizada para todas as lojas. O ano de 2007 marcou o início das vendas pela internet, em uma parceria com a Americanas.com, e a inauguração de um centro de distribuição próprio. Nos anos seguintes, a empresa fechou uma parceria com a Ace Seguros para oferecer seguro de bagagem em suas lojas. A contratação podia ser feita na compra de malas e tratava-se de mais uma aposta para aumentar a fidelidade da clientela. Além disso, a linha de produtos foi ampliada com o início da venda de acessórios como cadeados, necessaires, porta cartão e passaporte, bolsas térmicas, máscaras e protetores de ouvidos, identificadores de bagagens, guarda-chuva, almofada de pescoço e chaveiros.
As mudanças vividas pela rede a partir de 2010 começaram quando Alessandra Restaino, filha de um dos fundadores, assumiu o comando da empresa, e foram muito além do portfólio e diversificação da linha de produtos. Ela redefiniu o público-alvo da marca: consumidoras na faixa entre 25 e 40 anos. O que incluía desde mulheres solteiras e independentes financeiramente até as casadas e com filhos. Afinal, eram elas as responsáveis por abastecer filhos e maridos com os itens vendidos pela rede. Além do reposicionamento, a rede tinha outras estratégias, como a inauguração de várias unidades por diversas cidades do país. O novo posicionamento contou com a reforma radical das lojas. Com o novo conceito as lojas ficaram mais organizadas e os produtos foram dispostos de forma a maximizar a percepção do planejamento estratégico da marca que é oferecer soluções em acessórios para a mulher contemporânea em seus diversos estilos de vida, desta forma os produtos foram expostos por seções: dia a dia, lazer, noite, esporte, infantil (filhos), organização, presentes, viagem, homem (marido). Além disso, como parte do novo reposicionamento da marca, agora direcionada ao público feminino, usando novas porta-vozes para gerar desejo e identificação direta, foram lançadas campanhas estreladas por celebridades como Angélica, Giovanna Antonelli, Juliana Paes e Camila Coelho.
Hoje em dia, mantendo sua tradição de variedade de preços e produtos, a rede introduz conceito de moda acessível, aliando modernidade e estilo. O mix de produtos é renovado a cada dois meses, transformando as lojas em uma rede de tendências que atende desde os mais jovens até homens e mulheres dos mais diferentes 'lifestyles', do casual ao executivo, do básico ao fashion.
A Le Postiche é uma marca brasileira de bolsas, malas, mochilas e acessórios para viagem. No mercado há mais de 40 anos, a empresa já recebeu 39 prêmios Top Of Mind, sendo a marca mais lembrada pelos brasileiros no segmento.
Atualmente, a rede conta com cerca de 220 unidades espalhadas por 21 estados brasileiros além do Distrito Federal.
Como dito anteriormente, a Le Postiche é a marca mais lembrada pelo público quando o assunto bolsas, acessórios e artigos de viagem. O reconhecimento por parte dos consumidores é, sem sombra de dúvida, um dos maiores patrimônios que uma marca pode ter.
Mas a vantagens de investir na Le Postiche não param por aí. A empresa oferece diversos benefícios aos investidores parceiros. O suporte prestado abrange os seguintes serviços:
-Assessoria na avaliação e negociação do ponto comercial;
-Assessoria na montagem da loja;
-Treinamento e capacitação do licenciado e equipe de vendas;
-Apoio em ações de marketing personalizadas para cada região;
-Apoio na implementação e gestão;
-Software para gerenciamento e controle das atividades das lojas;
-Redinterativa: intranet exclusiva que possibilita comunicação entre todos os parceiros.
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Le Sac Cml Center Couros CNPJ 61.777.009/0067-24 / IE 206.282.301.112 Endereço : Rua Jussara, 1273 – Barueri – SP – 06465-070 Telefone: (11)3588-1688 / 4003-1083
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