Como funciona um osciloscópio

Como funciona um osciloscópio

0 186 views

Como funciona um osciloscópio

Você sabe o que é um osciloscópio e qual sua finalidade? Caso sua resposta seja negativa não se preocupe. A partir de agora você terá informações sobre este instrumento e descobrirá como é utilizado nas áreas elétricas e mecânicas. Osciloscópio – O que é isso?

O osciloscópio é um equipamento capaz de oferecer visualização gráfica sobre freqüências elétricas e de tempo representando sem seus eixos a tensão (vertical ou Y) e o tempo (horizontal ou X) nos resultados da aferição. Existem dois tipos de osciloscópio: analógico e digital.

Como funciona um osciloscópioO osciloscópio analógico é mais utilizado nas visualizações rápidas de sinais de entrada em tempo real e o osciloscópio digital mostra-se mais eficiente que o primeiro quando há necessidade de visualização ampla dos sinais com relação à tensão e tempo decorrentes.

Resumidamente o osciloscópio é um instrumento de medida eletrônica projetado para representar graficamente o eixo horizontal e vertical de sinais analógicos ou digitais que serão representados em seu monitor e deverão ser interpretado pelo profissional ou indivíduo que saiba manipular este dispositivo. Onde é utilizado?

O osciloscópio é um instrumento criado para a aferição de sinais de todos os tipos bem como a identificação de fenômenos naturais e a identificação de transmissão tecnológica através de antenas a aparelhos sensoriais. A utilização de um osciloscópio é bastante ampla e são várias as atividades que dependem direta ou indiretamente de seu uso para que sejam efetuadas com sucesso.

Entre as atividades mais comuns é válido mencionar o uso do osciloscópio para: Reparar aparelhos que recebem sinal analógico ou digital como televisores; Informar ao manipulador do instrumento qual a parte do sinal é “ruído” e necessita de melhoramento; Identificar a freqüência o período e a tensão de um sinal; Descobrir em um sinal qual parte é corrente contínua e qual é corrente alternada; Reconhecer as fases presentes entre dois sinais.

Como funciona um Osciloscópio O osciloscópio irá determinar a qualidade do sinal através de um ponto de referência que será positivo quando retratado no monitor “para cima” e negativo quando retratado para “baixo”. O usuário deverá levar como referência os pontos horizontais e verticais para fazer a leitura e interpretação do monitor.

A tela de osciloscópio é completa de quadrados que servirão para dimensionar a tensão e o tempo do sinal de acordo com o ponto de referência ou base a ser aferida. Desta forma este instrumento retratará a medida de um sinal elétrico sensível à tensão.

O osciloscópio está presente em diversas profissões e é usado por vários profissionais como mecânicos e médicos. Via Flickr O indivíduo que estiver manipulando um osciloscópio deverá ter noções de valores com relação à freqüência e a tensão de sinais elétricos para fazer a devida interpretação das variáveis expostas no monitor deste equipamento que serão diferentes se forem analógicos ou digitais.

Os osciloscópios devem ser ligados com cuidados nos equipamentos ou circuitos para evitar a sobrecarga e análise errada do sinal. Para tanto leia atentamente o manual que acompanha este equipamento e busque ajuda de alguém que saiba interpretá-lo caso não tenha noções de leitura eletrônica. Boa Sorte! Informática software e acessórios

NO COMMENTS

Leave a Reply